Aline Valek é escritora, ilustradora e comunicadora. Autora de romances, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, newsletter e de um podcast, é uma reconhecida representante da literatura fantástica brasileira, artista atuante nas mídias digitais, entusiasta da publicação independente e professora de escrita criativa.
Nascida em Minas Gerais e criada no Distrito Federal, publica zines de forma independente desde sua adolescência na periferia e escreve na internet desde o início dos anos 2000.
Formada em Comunicação Social no Instituto de Ensino Superior de Brasília, atuou como redatora publicitária em agências brasilienses, até se mudar para São Paulo, onde morou por quase uma década e se estabeleceu como escritora profissional. Seus textos sobre feminismo ganharam grande repercussão e passou a escrever para veículos como Update or Die! e Carta Capital. Em 2013, criou um podcast feminista sobre cultura pop, “We Can Cast It!” e organizou uma coletânea de Ficção Científica Feminista, “Universo Desconstruído”.
Publicou livros digitais e criou sua primeira newsletter em 2014, tornando-se uma das pioneiras no cenário nacional em explorar o formato com uma abordagem literária e criativa, publicando ensaios, resenhas, contos, quadrinhos e textos sobre processo criativo.
Em 2016, publicou seu romance de estreia, As águas-vivas não sabem de si, pela Editora Rocco, que posteriormente entrou para o catálogo PNLD e teve os direitos vendidos para o audiovisual.
Teve contos publicados em diversas coletâneas e revistas, como a Superinteressante e a Dragão Brasil. Participou de eventos de literatura e cultura pop, como a CCXP, a Flip, Flipop e a Bienal do Livro de São Paulo, deu palestras e ministrou oficinas de escrita e de publicação independente, como a oficina Zine é coisa do Futuro, no SESC da Avenida Paulista.
É criadora do selo transmídia Bobagens Imperdíveis, já publicado em forma de newsletter semanal, de zines mensais, de dois livros e, desde abril de 2019, como um podcast narrativo com episódios sobre linguagem, história, artes e ciências.
Em 2020, publicou seu segundo romance, Cidades afundam em dias normais, também pela Editora Rocco. Teve contos traduzidos para o inglês e o italiano, além de publicados em livros como “Irmãs da Revolução”, da Editora Aleph, e “A máquina do tempo”, da DarkSide Books.
Publicou um curso sobre processo criativo, publicação independente e produção de newsletters na Domestika, que alcançou mais de 4 mil alunos em diversos países. Em 2025, ministrou um curso sobre escrita e desenvolvimento de personagens na Seiva.
Atualmente reside em Munique, Alemanha, onde se dedica à contínua criação literária em diversas formas e linguagens. Sua trajetória pode ser acompanhada através da newsletter Uma Palavra, onde compartilha regularmente textos inéditos e os bastidores do seu processo criativo para mais de 20 mil assinantes.
Galeria
Clique na imagem para abri-la e salvá-la em maior resolução. Não se esqueça de colocar os créditos do fotógrafo ao usá-la para divulgação.