Fanzine ("fan magazine") é a autopublicação que nasce da produção de fãs da ficção científica, da música punk e de outros gêneros marginais da cultura. Adapta-se às mais diversas tecnologias e linguagens e é uma ferramenta que rompe com a lógica tradicional da mídia e dos meios de comunicação.

 

 

Zine é coisa do futuro

Nesta oficina, vou compartilhar o puro suco da minha experiência com zines e vamos descobrir a origem das zines, discutir o contexto histórico e o impacto social e político desse tipo de publicação. 

Vamos explorar territórios além das fronteiras dos algoritmos e dos impérios da comunicação: zines são espaços de experimentação, de reivindicar de volta nossa própria voz, de investigar o mundo por conta própria. Zine é guerrilha. Zine é papel, é virtual e tudo o que a imaginação permitir.

Vamos falar de técnicas, formatos, como trabalhar ideias, escrever, estruturar, montar, divulgar. Vamos discutir nossas visões de futuro, explorar possibilidades e jogar isso no papel (ou na tela). E, claro, vamos colocar a mão na massa. Vamos criar zines juntos?

Carga horária

12 horas (4 aulas de 3 horas)

Vagas

--

Valor do curso

--

Local

--

Datas

--

Avise-me quando abrir uma nova turma