Procuram-se entendedores de textos com urgência. Que leiam textos na internet, de todos os tamanhos e sobre todos os temas. Não há restrição de gênero, faixa etária, cor ou endereço.
Não é exigida nenhuma qualificação acadêmica além da alfabetização. O nível de experiência exigido é o básico: que saibam, mais do que juntar letrinhas, entender o que elas juntas significam.
É preciso ter disponibilidade de tempo para ler o texto inteiro pelo menos uma vez, e, caso necessário, duas vezes ou mais. A disponibilidade também deve incluir o tempo para pensar sobre o que o texto diz e o tempo para formular conclusões.
O entendimento de textos pode ser feito de casa ou em qualquer outro lugar onde o entendendor ou entendedora esteja disponível para leitura, como no metrô ou no local de trabalho remunerado, desde que observado o tempo necessário para ler e entender o texto em questão.
Os principais atributos procurados para a função são boa vontade e disposição. Imaginação é recomendada, mas não é obrigatória. Já a capacidade para identificar ironias tem caráter eliminatório. Sem ela, fica vedado ao candidato ou candidata assumir a função de entendedor ou entendedora.
A função abrange apenas o entendimento de textos. Porém, entendedores podem se inscrever para vagas de comentaristas, embora não seja obrigatório. Os interessados nessa modalidade também precisam dominar, além do entendimento do texto, o entendimento de boas maneiras. Discordar do texto entendido não implica em comentar de forma agressiva ou mal educada.
O entendimento de textos não é remunerado, mas oferece os seguintes benefícios: vale aprendizado, passe livre para conclusões mais bem embasadas (contra ou a favor), bônus em sagacidade e impedimento de passar vergonha. Vagas ilimitadas.
Tratar aqui.
—
Fotografia da capa: James Vaughan // Flickr Creative Commons