Inventário Semanal: Macacos, Idosas, Desenhos

Somos o tempo todo bombardeados por fragmentos de informações, histórias dos mais diversos tipos, estímulos atraentes. Quantas dessas coisas realmente absorvemos? De quantas nos lembramos depois? Quantas valem a pena compartilhar?

Resolvi criar esta seção para me ajudar a guardar o que de mais interessante vi na semana, como um ritual de registro, de prestar mais atenção, de passar adiante o que considerei valioso. Toda sexta, espero.


RIP Jane

Na semana que passou, morreu a primatologista britânica Jane Goodall, pesquisadora que estudou a fundo grandes primatas e descobriu que os macacos têm capacidades cognitivas bem próximas aos dos humanos.

Na Folha de S. Paulo: “Jane Goodall, que revelou traços humanos dos grandes macacos, morre aos 91 anos”

Fotografia: Hugo van Lawick/National Geographic Creative

Eu acredito que estou fazendo o que eu fui colocada neste planeta para fazer. Estou dando o meu melhor.

Jane Goodall

“Jane Goodall: The Hope”, documentário completo produzido pela National Geographic:

“O livro da esperança: um guia de sobrevivência para tempos difíceis” (Sextante, 2023. Tradução de Ana Carolina Mesquita)


Envelhecer no futuro

Assisti a “O Último Azul”, novo filme dirigido por Gabriel Mascaro, com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg arrasando como a protagonista Teresa. Conta a história de uma idosa em um Brasil do futuro onde pessoas a partir de determinada idade são isoladas para viver em uma colônia.

Gosto muito da visão futurista do Mascaro, de como ele está nas pequenas coisas, no absurdo do que todo mundo normalizou ao redor. Também é muito bonito como ele mostra os cenários amazônicos e a vida das pessoas que vivem ali.

Daqueles filmes que nos fazem ficar tão envolvidos com o personagem que consegue transformar no ápice da história um momento em que nos vemos torcendo em uma rinha de peixes.

Aliás: adorei o papel que os animais têm na história (e na estética) do filme.


Como evoluir na sua arte

Às vezes a gente trava e não consegue evoluir no nosso aprendizado, porque não se permite ser ruim em algo até poder ser bom naquilo. Pensando bem, vale para bem mais do que a prática do desenho.

Gostei do papo desse vídeo ir mais para o lado psicológico do que técnico. Também ajuda muito:


Sobre livros

Saiu na Fora do Plástico: os quadrinhos têm marcado presença constante na lista de livros mais vendidos no Brasil. Boa parte das obras que aparecem listadas são mangás.

Confesso que me pegou uma propaganda de dicionário sendo anunciado como o lançamento de uma nova versão de Large Language Model. Foram sagazes aqui:

We are thrilled to announce that our NEW Large Language Model will be released on 11.18.25.

[image or embed]

— Merriam-Webster (@merriam-webster.com) 1 de outubro de 2025 às 16:38

👁️

Susan Sarandon
Magdalena Heinroth, ornitóloga alemã, 1919

つづく…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *