Já era hora do panteão católico contar com um santo dedicado à pasta de internet e tecnologia junto ao Todo Poderoso, tendo em vista que mesmo santos com muita boa vontade, mas que nunca tocaram em um teclado na vida, como São Gabriel Arcanjo, Santa Clara ou São Jerônimo, tenham lá suas limitações para interceder a favor dos humanos nos assuntos do mundo digital.
São Carlo Acutis, por outro lado, o primeiro santo millenial, além de gamer, tinha um site na rede mundial de computadores, e com certeza já precisou reiniciar um computador muitas vezes, configurar roteador e bater cabeça com código css, de forma que preces relativas à internet endereçadas à sua @ celestial têm mais chances de receberem um reply.
Não sou cristã, mas o estado atual da internet e os desígnios ocultos e misteriosos do algoritmo me obrigam a acender uma vela para qualquer entidade que possa iluminar meu caminho pelas tenebrosas veredas virtuais. Por isso, escrevi uma pequena oração para o Padroeiro da Internet e compartilho aqui no blog na intenção de ajudar outras almas perdidas navegando na rede — e também por imaginar que compartilhamento é justamente o tipo de gesto que o agradaria:


Ó, Santo Padroeiro da Internet, que cresceu rodeado pela luz das telas, rogai por nós que a vós recorremos por meio desta conexão divina.
Abençoai nossa arroba, nossos perfis e nossos domínios neste terreno digital que se encontra sob vossa proteção. Interceda para impedir que nossos sites caiam, que nossa conta seja derrubada ou que nossa identidade seja roubada por algum golpista querendo pedir pix em nosso nome.
Protegei nossas senhas de ataques maliciosos e do nosso próprio esquecimento, pois não aguento mais clicar em “redefinir senha”. Protegei-nos também das fake news compartilhadas sem nenhum critério nos grupos de Whatsapp, de receber spam na caixa de entrada e de ter nosso perfil marcado sem consentimento em posts de sorteio.
Limpai nossas timelines de imagens geradas por inteligência artificial, de anúncios de jogos de aposta, de receitas infalíveis para ganhar milhares de seguidores e de influencers com as caras todas iguais que promovem o culto à magreza e ao botox.
Livrai-nos da tentação de alimentar os trolls, de cair em clickbait ou de morder a isca da indignação e acabar dando palco para quem só ganha engajamento em cima de polêmica. Dai-nos sabedoria e discernimento para não seguir quem só nos dá gastura e quem se alimenta de sensacionalismo e tragédia alheia.
Protegei-nos também contra os stalkers e as almas sebosas que seguem nosso perfil mesmo nos detestando, apenas para nutrir seus recalques e buscar fofoca. Não permita que prints nos tirem a paz, que nossos nudes vazem e que soframos ghosting.
Conduzi-nos com tranquilidade pelas turbulentas águas da navegação, para que encontremos o resultado de nossas buscas e não nos percamos entre milhares de abas abertas ou afundemos na perdição da rolagem infinita.
Ó santo geek de Deus, concedei-nos a graça da multiplicação dos views e dos likes e trazei-nos a benção do alcance e do engajamento. Fazei com que nossas publicações cheguem aos nossos seguidores sem a nefasta interferência do algoritmo e livrai-nos de todo shadowban. Amém.